Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NTP

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2015, 18h01 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2015, 18h05 | Acessos: 1499

O NTP (Network Time Protocol), também conhecido como servidor de tempo, é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores. No processo de troca de informações entre computadores, muitas vezes é imprescindível que seus relógios estejam sincronizados, e esse acerto preciso é estabelecido pelo NTP mediante a consulta de fontes confiáveis de tempo, como os Relógios Atômicos do Observatório Nacional, os quais definem a hora no brasil com uma precisão de milésimos de segundo.

A RNP possui uma infra-estrutura de servidores NTP que permitem aos seus usuários a sincronização dos relógios de seus computadores e outros equipamentos de rede a partir de uma referência padrão de tempo aceita mundialmente, conhecida como UTC (Universal Time Coordinated).

A infra-estrutura de servidores existente é hierárquica, com o objetivo de distribuir a carga de processamento, o que garante um serviço mais estável e confiável para o usuário final.

Os servidores no topo da hierarquia estão ligados diretamente a um relógio de referência, que é um receptor GPS (Global Positioning System) de altíssima precisão. Tais servidores são chamados de stratum 1. Os demais servidores da hierarquia, que são sincronizados diretamente com os servidores stratum 1 da RNP, são chamados de stratum 2 e estão disribuídos pelos PoPs. O POP-TO, assim como os demais PoPs, possui um servidor NTP stratum 2.

registrado em:
Fim do conteúdo da página