Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

DNS

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2015, 18h01 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2015, 18h05 | Acessos: 1662

DNS (Domain Name System) é um sistema de gerenciamento de nomes de domínios na internet. Sua função é traduzir os nomes dos domínios para endereços IP e vice-versa. Por este ser um serviço imprescindível para a comunicação via internet, é fundamental a existência de mais de um servidor capaz de responder consultas DNS para determinado domínio.

A infra-estrutura de servidores DNS é hierárquica. Em todo o mundo, existem 13 servidores DNS considerado raízes, destes 10 estão localizados nos Estados Unidos, 2 na Europa e 1 na Ásia. Porém, existem cópias destes servidores (redundâncias) em em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

Um servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível traduzir um endereço através do servidor primário o sistema passa a solicitação para servidor secundário.

A RNP possui seus servidores DNS distribuídos em cada PoP. O POP-TO oferece às suas instituições conectadas a possibilidade de operar como servidor DNS secundário para o domínio do cliente, criando uma redundância e aumentando a disponibilidade do mesmo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página